Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

As principais tendências verão 2026

Yes! A época mais amada pela maioria dos brasileiros está se aproximando e as temperaturas começam a subir. Apesar do friozinho atípico que vem fazendo em algumas regiões do país, todo mundo quer ficar por dentro das tendências verão 2026 para montar looks frescos e modernos, com a bossa que só os dias quentes proporcionam.

Atentas às Semanas de Moda, tanto internacionais quanto a SPFW, decodificamos os elementos que mais se repetiram tanto nas passarelas quanto no street style e, claro, vamos te contar tudo!

Confira as tendências verão 2026 que irão bombar na temporada mais quente do ano!
Reprodução/Pinterest

O império do efêmero

Além do aspecto comercial, que são os produtos em si – roupas, calçados e acessórios – também achamos importante entender quais comportamentos levaram as pessoas a desejarem tais estéticas. Num mundo hiperconectado e com excesso de informações, a característica e proposital efemeridade da moda está mais escancarada do que nunca, fazendo o ciclo de vida dos produtos atingirem o ápice e o declínio em um período tão curto que, muitas vezes, ficamos com a sensação de estar sempre correndo atrás de algo que já ficou ultrapassado antes mesmo de ser consolidado.

A nossa sugestão? Aproveite as tendências verão 2026 para conhecer novas histórias, culturas e influências, e use isso para aumentar seu repertório e lapidar seu estilo pessoal, ficando somente com aquilo que faz sentido. Questione e escolha o que vai usar; quem se deixa levar pelo fluxo acaba perdendo a identidade que, embora seja contraditório, é um dos maiores ativos quando falamos em moda e estilo.

Os comportamentos que ditam as tendências verão 2026: um período de grandes paradoxos

Que a moda como um todo é contraditória, isso todo mundo já sabe. Mas vale destacar que, entre as principais tendências verão 2026, os paradoxos saltam aos olhos: ao mesmo tempo que vivemos um período de grandes performances, onde tudo é meta a ser executada com perfeição, também experienciamos crises globais que impulsionam o conservadorismo não somente como uma escolha política, mas como imposição econômica. O caos do mundo contemporâneo também influencia a criação das roupas, que tornam-se mais básicas, funcionais e austeras.

Contratendências sempre existiram para nadar contra a maré, e atualmente não é diferente: se o minimalismo reina, aparecem indícios de que o maximalismo vem tomar o seu lugar; se a estética ultrafeminina domina as tendências, aparece uma feminilidade mais madura e poderosa. E como vivemos a era da informação instantânea e tudo é disseminado com extrema velocidade para qualquer lugar do mundo, o que era pequeno torna-se grande em questão de “virais”, fazendo com que tendências e contratendências se fundam e coexistam com a mesma importância.

Um resumo da temporada?

  • Corremos para ter tempo de sobra, mas no fim, não sobra tempo.
  • Quando o povo consegue o que o rico tem, ele trata logo de mudar seus gostos e manter o prazer de ser inacessível.
  • Inteligência artificial e a busca por um mundo mais sustentável são realidades paradoxais, mas que coexistem.
  • O conservadorismo está em ascensão, e a moda responde com sobriedade, mas também encontra momentos de escapismo.
  • Coleções conceituais demais, que não têm um público comprador, soam ultrapassadas, já que vivemos um momento mais essencialista, onde a criatividade precisa ser aliada à performance e estratégia – a moda desce do pedestal e cria roupas reais e usáveis.

No geral, uma das maiores repetições que observamos nas passarelas foram as silhuetas mais leves. Envoltas em peças fluidas e transparentes, elas brincam com drapeados e volumes que não pesam, propondo um verão que carrega uma sensualidade despreocupada. É uma temporada magnética e mais interessante por se misturar com opostos, causando contrastes visuais naturais, sem a intenção de dramatizar, apenas com o intuito de experimentar o que é mais confortável – física e subjetivamente.

Alfaiataria fresca

Não que seja novidade, mas a alfaiataria continua em alta entre as tendências de moda verão 2026. Ela marcou presença tanto nas passarelas internacionais quanto na São Paulo Fashion Week, com destaque para o desfile de João Pimenta, que apresentou uma versão mais fresca e tropical, sem forros, em tecidos naturais e adaptada para o nosso verão.

E não é preciso muito esforço para perceber o quão intrínseca a alfaiataria está no nosso estilo: as versões modernas contemplam peças elegantes e confortáveis, que transitam entre propostas casuais e formais, do trabalho à festa de casamento. A sua extrema versatilidade e ar moderno são os atributos que a tornam unanimidade.

A alfaiataria fresca e desconstruída é uma das tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Na temporada atual, ela aparece tanto lisa, em tons neutros, quanto estampada, seja em padrões clássicos como listras, ou em prints mais divertidos, como o poá. Aposte em um styling fresco e desconstruído para trazer o tom tropical e tirar a austeridade do óbvio.

Pijamas e lingeries

Praticamente já não existe mais aquela separação entre “roupa de ficar em casa” e “roupa de sair”: até os pijamas e lingeries tornaram-se mais funcionais para atender a esse mood versátil das tendências verão 2026 feminino. Nas passarelas internacionais, as maiores adeptas dessa sensualidade descolada foram Dolce & Gabbana e The Attico, durante a Semana de Moda de Milão.

Há uma evolução dos slipdress, com ainda mais transparências através de acabamentos com rendas e recortes com tules. Além dos vestidos, também aparecem as calças, camisas, shorts, saias e até blazers, nessa vibe comfy e cool, ora em tecidos acetinados, fazendo alusão às lingeries, ora em algodão, numa referência direta aos pijamas.

Os pijamas e as lingeries se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Essas peças funcionam muito bem no nosso verão, uma vez que performam muito bem sozinhas, sem a necessidade de sobreposições ou camadas – embora também fiquem ótimas com peças oversized, com ombros marcados e num styling nada óbvio com jeans. É possível apostar tanto em looks casuais quanto em propostas de trabalho e até mesmo para eventos formais.

Silhueta peplum

Introduzida na moda por Christian Dior na coleção New Look de 1947, com a proposta de recuperar a feminilidade perdida durante a Segunda Guerra, a silhueta peplum consiste em uma cintura marcada e quadris volumosos. Tanto as blusas peplum, quanto a silhueta formada por blusas ajustadas e saias volumosas são válidas entre as tendências para o verão 2026.

Um dos modelos em destaque foram os vestidos curtos com quadris abaulados e caimento estruturado (como o modelo desfilado pela Erdem na LFW ou as versões mais conceituais da Fauve na SPFW), lembrando a roupa de bonecas com um toque de glamour e dramaticidade. Embora no início de tração da tendência não pareça algo usável, já vimos a silhueta aparecer em vestidos de moda festa em versões bem românticas e girlie.

A silhueta peplum se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Para propostas modernas, as blusas ficam ótimas com jeans retos ou wide leg; já para as fashionistas, saias mídi ou bermudas são boas opções. No caso das saias e dos vestidos volumosos, existem mil possibilidades: das versões casuais em tecidos naturais, às propostas glamourosas com brilhos, acabamentos acetinados e volumes nada discretos.

Babados

Atualizados em versões mais arquitetônicas, com volume estratégico e acabamento clean que dialoga com a alfaiataria contemporânea, os babados aparecem nas tendências verão 2026 tanto em vestidos fluidos quanto em blusas com referências boho, trazendo movimento e impacto visual sem perder a leveza. É uma tendência que equilibra romantismo e modernidade, perfeita para criar looks expressivos no calor brasileiro.

Os babados se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Minissaia

A minissaia reforça o retorno de uma feminilidade ousada e descomplicada, alinhada ao clima das tendências verão 2026. Nas passarelas, surge em materiais como cotton denim, alfaiataria, lurex e até couro vegano, provando sua versatilidade. No dia a dia, funciona com camisa oversized, camiseta básica ou top estruturado, criando produções frescas, modernas e cheias de personalidade.

As minissaias se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Vestido e camisa polo

É inegável a influência do esporte entre as tendências verão 2026. Futebol, tênis e Fórmula 1 são os protagonistas da vez e já renderam muitas inspirações trazidas para o nosso dia a dia. Uma das representantes mais versáteis e bem aceitas foram – e continuam sendo – as camisas polo, principalmente nas versões em tricô. Delas, surgiram também os vestidos com gola polo: minimalistas, básicos e cheios de charme, numa vibe meio athleisure, meio preppy.

Lisas ou estampadas, as peças são versáteis e adicionam bossa a qualquer visual. Podem ser incorporadas em looks com jeans para o dia a dia, ou com minissaias, bermudas ou calças de alfaiataria, em silhuetas oversized ou mais ajustadas. Os shorts também são a opção perfeita para os dias quentes do verão brasileiro, formando um look prático e zero monótono.

A camisa e o vestido polo se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Quanto aos vestidos, eles podem ser incorporados em propostas mais básicas, com rasteiras ou tênis, ou ainda, com um tom mais feminino, com sapatilhas e slingbacks ou com saltos plataforma e anabela.

Frente única

Como chamar a blusa frente única de tendências verão 2026, se ela nunca saiu do nosso repertório fashion? Fresquinha e com um tom mais sensual, a peça que deixa as costas à mostra pode ser tanto alongada e ampla, quanto cropped e justinha: tem modelos para todos os estilos.

A frente única se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Para um tom mais moderno, combine a peça de sua preferência com bermudas over e tamancos de dedos com salto plataforma.

Gola alta

Principalmente nas passarelas internacionais, entre as tendências verão 2026 reparamos a constante presença das golas altas. Pois é, no dia a dia real do verão brasileiro soa impossível de usar, mesmo nas peças mais frescas e com recortes, mas em outras ocasiões – com ar condicionado – talvez valha a pena a aposta.

A gola alta se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Geralmente o detalhe aparece em peças fluidas e frescas, sem mangas e com recortes. Seja em blusas ou vestidos, ela incorpora o tom de acessório, já que adornar o pescoço com lenços e gravatas é a nova febre da temporada. Apesar de entender o incômodo que o detalhe causa nos dias muito quentes, achamos uma boa ideia nas temperaturas mais amenas, pois traz um charme diferenciado.

Bermudas

No começo, o retorno das bermudas às tendências verão 2026 feminino causou certa estranheza, principalmente aqueles modelos com shape oversized e modelagem desconstruída. Mas, agora, ela parece estar entrando no inconsciente coletivo e ganhando cada vez mais adeptas – principalmente as que se arriscam em propostas mais fashionistas com uma pegada bem street style.

A bermuda se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Na minha opinião, é uma peça que desafia o status quo da feminilidade: não é “bem vista” pelas formas elegantes de se vestir e subverte estilos. Pode ser tanto incorporada em visuais despreocupados quanto em looks criativos e com um tom elegante, tirando as composições do óbvio.

Calça harém

No Brasil e fora dele, as calças harém reaparecem entre as tendências verão 2026 de forma mais descolada e elegante, se afastando das caricatas referências boho. Agora, o modelo com cintura marcada, pernas amplas e punhos se aproxima da alfaiataria, das sobreposições inusitadas e do equilíbrio entre volume e elegância.

A calça harém se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

A escolha vai do estilo de cada uma: volume em cima e embaixo, com camisola de renda, ou trazendo um ar mais delicado ao combinar com sapatilhas, existem mil formas de adaptar a peça a visuais confortáveis e zero monótonos. Além disso, apesar de ser uma silhueta a qual não estamos acostumadas, a modelagem solta ao corpo é ótima para propostas elegantes em dias mais quentes.

Camisetas estampadas

Não é de hoje que as camisetas estampadas fazem sucesso, mas entre as tendências verão 2026 em especial, elas aparecem com muito mais frequência nas marcas. Frases com humor ácido ou com mensagens que “só quem é sabe”, ilustrações e memes, são uma declaração de pertencimento e uma afirmação de identidade e interesses – cumprindo um papel semelhante ao das ecobags.

As camisetas estampadas se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Franjas

Curtas ou longas, as franjas inserem um glamour instantâneo a qualquer visual. Embora o boho ainda tenha o seu lugar entre as tendências verão 2026, não é bem esse tipo de franja que estamos falando. Agora, ela aparece mais chique, com uma clara referência aos loucos anos 1920, quando elas proporcionavam um movimento ousado e divertido aos looks das melindrosas.

As franjas se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Laços

Aplicados, numa vibe girlie e romântica, ou com aspecto utilitário, para fechar frentes, costas ou laterais das roupas, os laços continuam em alta nas tendências verão 2026. Dos mais exagerados aos discretos, eles pareciam um elemento de estilo passageiro, mas marcas como Sandy Liang vêm inserindo o item nas peças de maneira atemporal e zero massiva, influenciando sua permanência em estilos que extrapolam o romantismo.

Os laços se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest
Confira os tecidos que se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Fluidos acetinados e transparentes

Se fosse para ordenar as tendências verão 2026 de tecidos, sem dúvidas, as tramas fluidas, ora transparentes, como musseline e chiffon, ora com acabamento acetinado, como crepe de seda e cetim, ficariam bem aqui, em primeiro lugar.

Os tecidos transparentes aparecem tanto coloridos, seja em cores neutras ou em tons mais chamativos, quanto estampados com flores, padrões abstratos, motivos temáticos e aplicações tridimensionais. O brilho acetinado revela um glamour contido, adaptado para trazer um toque especial também às roupas do dia a dia.

Tramas artesanais: macramê, crochê e tricô

O aconchego nostálgico que as tramas artesanais trazem às roupas brilharam tanto nas passarelas internacionais quanto na SPFW deste ano, sendo um dos destaques das tendências verão 2026. Longe de um visual caricato, o crochê, o tricô e o macramê inserem textura, interessância e um toque elegante-despojado aos visuais.

Técnicas modernas e mix de materiais trazem as manualidades para um novo momento na moda, onde podem protagonizar peças inteiras, seja em um tom casual, formal ou festivo, ou ainda, aparecendo em detalhes que tornam as roupas e acessórios ainda mais especiais e interessantes. Bons exemplos foram as coleções de Gustavo Silvestre e Ateliê Mão de Mãe apresentadas na SPFW N60, utilizando a base do crochê de novas maneiras e inserindo resíduos têxteis de maneira luxuosa.

Renda

A renda aparece com força no verão 2026, trazendo uma estética leve, romântica e um toque boho que conversa perfeitamente com o clima quente brasileiro. Ela surge tanto em peças inteiras quanto em recortes estratégicos, que criam transparências sutis e cheias de charme. É uma tendência que permite brincar com contrastes, equilibrando a sensualidade com a sofisticação, sem precisar apelar para exageros.

Couro

Se antes o couro era restrito aos visuais mais pesados de inverno, agora ele figura looks sofisticados de verão. Mas como usar? Enquanto Givenchy apresentou vestidos mídi poderosos sem alças e com fenda generosa, Patricia Vieira abre possibilidades mais divertidas com conjuntos coloridos de saia longa + blusa de alças e botões. Lilly Sarti, que tem o couro como marca registrada, mostra como o material com caimento mais macio tem potencial para ser a base de blusas com modelagens trabalhadas e elegantes.

Além do tradicional couro animal, é interessante ver o movimento das marcas para encontrar alternativas biodegradáveis, como a Mondepars, que usa couro de cacto num modelo de bolsa. No geral, as inspirações do street style rendem ideias usáveis e adaptáveis ao clima e ocasião.

Algodão e linho

Quando falamos em algodão, a tricoline recebe destaque absoluto. Além de camisas e peças mais frescas de alfaiataria, o tecido também figura vestidos, calças e saias, sempre proporcionando frescor e um caimento levemente estruturado.

Em diferentes tramas e combinado a outras fibras, como a viscose, o linho traz um toque mais texturizado e robusto às peças e é figurinha carimbada nas peças de primavera e verão, de peças elegantes a roupas casuais.

3D

Plumas, franjas, laços, paetês e itens mais abstratos, como pedras de âmbar (Normando, SPFW N60), revelam um lado em que a moda insere a sinestesia com um tom escapista, trazendo um visual mais interessante às peças.

Tons de azul: do klein ao bebê

Há algumas temporadas o azul vem aparecendo com destaque entre as cores mais desejadas do momento. Seja em um tom mais forte e escuro, como o azul klein, ou mais suave e fresco, como o azul bebê, é uma cor clássica e versátil, com muitas possibilidades de combinações durante o verão. As mais quentes? Com marrom, vermelho ou vinho e amarelo.

Os tons de azul prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Verde

Cipó da Amazônia foi escolhida como a cor do ano pela Suvinil: um tom de verde amarelado que inspira frescor e o contato com a natureza. Se você é antenada, já percebeu que não é somente para a moda que temos que olhar quando o assunto é tendências verão 2026 cores, afinal, elas estão em todo lugar. Dentre os tantos tons de verde disponíveis, é possível transitar desde os clássicos, como o militar, até os mais exuberantes, como o verde folha ou bandeira.

Os tons de verde prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Rosa

Junto ao verde amarelado, a Suvinil também elegeu Tempestade, um rosa acinzentado que revela um lado mais maduro e versátil da cor. Nesta temporada, aproveite para explorar o rosa em looks românticos, clássicos e criativos, seja em combinações de cores neutras ou em cartelas nada óbvias.

Os tons de rosa prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Marrom

O marrom vem substituindo o preto há algumas temporadas. Sua neutralidade, elegância sutil e leveza casa perfeitamente com o nosso verão. Em diferentes tons, é perfeito para incorporar looks básicos mas com personalidade. Por estar em alta entre as tendências verão 2026, apareceu em cartelas que antes não eram muito exploradas, como as combinações com azul claro e amarelo manteiga.

Os tons de marrom prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Amarelo manteiga

Por muito tempo, só se falou nele: o amarelo manteiga parecia ser só mais uma febre passageira, mas tem se consolidado cada vez mais entre as cores preferidas da temporada. Talvez por já ter se consagrado como um clássico, com a ajuda de uma aparição icônica no figurino de Como Perder um Homem em 10 Dias, onde Andie Anderson usa um vestido amarelo de seda Carolina Herrera. A cor realmente entrou no nosso inconsciente e tem adquirido novas simbologias e conquistado uma interessante versatilidade.

O amarelo manteiga mantém seu reinado e promete dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Vermelho

Foi no TikTok a primeira vez que ouvi falar na teoria do vermelho inesperado, que consiste em adicionar qualquer coisa vermelha, grande ou pequena, para deixar a decoração mais interessante. Sendo a minha cor preferida, eu concordo com o impacto visual que o tom tem – e nas roupas, acredito que tenha o mesmo efeito. Em constante ascensão entre as tendências verão 2026 cores, o vermelho se mantém firme e forte na cartela dos tons mais desejados da temporada – dos vivos aos esmaecidos.

O vermelho mantém seu reinado e promete dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Branco

Lembra que comentamos sobre a leveza das silhuetas nesta temporada? O branco aparece como o complemento perfeito para transmitir a mensagem – com o plus do frescor. Ele tem o poder de deixar os looks mais etéreos e escapistas, mas também assume uma elegância moderna quando inserido em propostas sofisticadas.

O branco promete dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest
Confira as estampas que aparecerão com frequência nas tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Listras

Sem dúvidas, é a padronagem mais vista tanto nas passarelas quanto no street style. As listras aparecem tanto em versões clássicas e sóbrias, quanto coloridas, criativas e em diferentes espessuras.

Poá

No vai e vem das tendências, a estampa de bolinhas sempre tem o seu momento de brilhar. Com diferentes semânticas ao longo da História da Moda, ela aparece entre as tendências verão 2026 com um ar divertido, inserindo um tom escapista em meio a um período mais sóbrio e conservador e também subverte sua caricata inocência infantil em algo mais ousado e maduro.

Florais

Renovadas por uma abordagem que transita entre o romantismo moderno e a estética maximalista, as estampas florais aparecem nas passarelas reinterpretadas com traços artísticos, cores intensas, prints em escala ampliada e aplicações 3D que reforçam o diálogo entre moda, natureza e sensorialidade. Já no street style, o floral aparece de forma mais democrática: em vestidos leves, camisas de algodão, bermudas amplas e até no beachwear, provando que a tendência evolui para além do lugar comum e se consolida como um símbolo contemporâneo de frescor, e feminilidade.

Portugal vibes

As estampas com “vibes Portugal” resgatam a estética litorânea mediterrânea com frescor e autenticidade. Inspiradas nos azulejos portugueses, nas sardinhas ilustradas, nas listras de influência náutica e na cartela clássica de azul, branco e vermelho queimado, as padronagens conquistaram as fashion girls cronicamente onlines. A leitura atualizada mistura tradição e modernidade, reforçando a narrativa de uma moda que olha para o patrimônio visual e cultural europeu, mas se reinventa com estampas que evocam sol e mar com uma elegância despretensiosa que é perfeita para a temporada.

Estampas literais em grande escala

Uma macro tendência que marcou presença na SPFW N60 foram as estampas figurativas em grande escala, que transformam o tecido em tela e aproximam moda de artes visuais. Em vez de padronagens repetitivas, o que se vê são desenhos literais, narrativos, com identidade cultural e propósito estético – como as criações de Marina Bitu, que reinterpretou elementos da obra de Djanira da Motta e Silva, ou Amir Slama, que trouxe referências do artista Glauco Rodrigues de forma direta e valorizada.

Confira os acessórios que aparecerão com frequência nas tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Lenços

Eles nunca deixaram de aparecer nos looks, mas entre as tendências de acessórios verão 2026, os lenços vêm se reinventando e inserindo um toque nostálgico e moderno ao mesmo tempo. Na cabeça, no pescoço ou amarrado na cintura, eles deixam os visuais muito mais interessantes e podem transformar até as produções mais básicas. As versões em renda, com um toque boho, se destacam na temporada junto aos modelos coloridos.

Touca de crochê

Sinônimo de sustentabilidade, a Semana de Moda de Copenhague reacendeu o nosso desejo pelas toucas de crochê, que resgatam os encantos por técnicas artesanais e lembram muito os acessórios de cabeça usados nos anos 1920. Apesar do saudosismo, elas têm o poder de deixar os looks modernos e extremamente descolados – além disso, é a cara do verão brasileiro!

Óculos oversized

Principalmente na versão aviador, numa pegada mais robusta com inspiração setentista, os óculos grandes protegem do sol e adicionam um toque de estilo instantâneo aos looks, transformando até os visuais mais básicos em propostas superinteressantes.

Bolsas grandes

Parece que a moda realmente ampliou as dimensões dos acessórios para a temporada! Principalmente nas passarelas internacionais, notamos a constante presença de bolsas grandes no styling das marcas. Os modelos mais frequentes foram a hobo e a shopper, com referências que mesclam do clássico ao boho.

Superbraceletes

Lembro bem do mix de pulseiras robustas de acrílico nos looks das personagens de novelas das nove dos anos 2010. Elas eram associadas a mulheres com um estilo mais exuberante e popular. Hoje, nas tendências verão 2026 acessórios, os superbraceletes voltam revigorados, com um tom descolado e fresco – principalmente nas versões alaranjadas, que remetem à pedra olho-de-tigre.

Maxi colares

Colares alongados com pingentes grandes também receberam destaque nas passarelas. Marcas como Coach e Michael Kors fizeram das mini bolsas o pingente do acessório, trazendo um ar utilitário com perfume boho ao styling.

Confira os calçados que aparecerão com frequência nas tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Chinelo de dedo

A simplicidade do chinelo de dedo se reafirma como destaque nas tendências verão 2026 calçados: a Havaianas Top ficou no topo do Lyst Index como o produto mais desejado globalmente. Isso reforça o poder do conforto despretensioso na moda.

Papetes e birkens

As papetes e birkens consolidam seu lugar entre as tendências da temporada. Com sola anatômica, tiras largas e visual utilitário que dialoga com o street style, elas deixaram de ser apenas funcionais para aparecer em vitrines e desfiles, combinando estilo e praticidade.

Rasteiras

Entre as apostas das tendências sandálias verão 2026, as rasteiras ganham destaque na versão fisherman: com tiras entrelaçadas, elas oferecem segurança e leveza, ideais para o calor. Elas também aparecem minimalistas com design limpo e foco no conforto.

Sapatilhas

Precisa de um calçado fresco e elegante para o trabalho ou ocasiões especiais? Aposte nas sapatilhas! Elas aparecem revigoradas na temporada atual e vão além do estilo romântico: inserem modernidade e um toque descolado aos visuais, dos básicos aos mais elaborados.

Montar um guarda-roupa alinhado às tendências verão 2026 não significa sair comprando tudo o que apareceu nas passarelas – muito pelo contrário. Em um país como o Brasil, onde o calor dita o ritmo da vida e o estilo precisa funcionar na prática, o segredo é escolher peças que conversem com o seu cotidiano, respeitando seu gosto pessoal, seu corpo e sua realidade.

As tendências entram como inspiração, não como regra: elas ampliam o repertório, apresentam novas modelagens, cores, estampas e sensações, e nos ajudam a descobrir maneiras de deixar o look mais interessante sem descaracterizar o que já faz sentido para nós. Na Purpose, acreditamos em usar a moda com consciência: aproveitar o que temos, testar combinações novas, adaptar o que existe e, se for preciso comprar, investir apenas no que realmente agrega estilo, conforto e identidade ao nosso armário.

Post anterior
Próximo post

Paula Lopes

Redatora | Editora de Conteúdo

LEIA TAMBÉM

As principais tendências verão 2026

Yes! A época mais amada pela maioria dos brasileiros está se aproximando e as temperaturas começam a subir. Apesar do friozinho atípico que vem fazendo em algumas regiões do país, todo mundo quer ficar por dentro das tendências verão 2026 para montar looks frescos e modernos, com a bossa que só os dias quentes proporcionam.

Atentas às Semanas de Moda, tanto internacionais quanto a SPFW, decodificamos os elementos que mais se repetiram tanto nas passarelas quanto no street style e, claro, vamos te contar tudo!

Confira as tendências verão 2026 que irão bombar na temporada mais quente do ano!
Reprodução/Pinterest

O império do efêmero

Além do aspecto comercial, que são os produtos em si – roupas, calçados e acessórios – também achamos importante entender quais comportamentos levaram as pessoas a desejarem tais estéticas. Num mundo hiperconectado e com excesso de informações, a característica e proposital efemeridade da moda está mais escancarada do que nunca, fazendo o ciclo de vida dos produtos atingirem o ápice e o declínio em um período tão curto que, muitas vezes, ficamos com a sensação de estar sempre correndo atrás de algo que já ficou ultrapassado antes mesmo de ser consolidado.

A nossa sugestão? Aproveite as tendências verão 2026 para conhecer novas histórias, culturas e influências, e use isso para aumentar seu repertório e lapidar seu estilo pessoal, ficando somente com aquilo que faz sentido. Questione e escolha o que vai usar; quem se deixa levar pelo fluxo acaba perdendo a identidade que, embora seja contraditório, é um dos maiores ativos quando falamos em moda e estilo.

Os comportamentos que ditam as tendências verão 2026: um período de grandes paradoxos

Que a moda como um todo é contraditória, isso todo mundo já sabe. Mas vale destacar que, entre as principais tendências verão 2026, os paradoxos saltam aos olhos: ao mesmo tempo que vivemos um período de grandes performances, onde tudo é meta a ser executada com perfeição, também experienciamos crises globais que impulsionam o conservadorismo não somente como uma escolha política, mas como imposição econômica. O caos do mundo contemporâneo também influencia a criação das roupas, que tornam-se mais básicas, funcionais e austeras.

Contratendências sempre existiram para nadar contra a maré, e atualmente não é diferente: se o minimalismo reina, aparecem indícios de que o maximalismo vem tomar o seu lugar; se a estética ultrafeminina domina as tendências, aparece uma feminilidade mais madura e poderosa. E como vivemos a era da informação instantânea e tudo é disseminado com extrema velocidade para qualquer lugar do mundo, o que era pequeno torna-se grande em questão de “virais”, fazendo com que tendências e contratendências se fundam e coexistam com a mesma importância.

Um resumo da temporada?

  • Corremos para ter tempo de sobra, mas no fim, não sobra tempo.
  • Quando o povo consegue o que o rico tem, ele trata logo de mudar seus gostos e manter o prazer de ser inacessível.
  • Inteligência artificial e a busca por um mundo mais sustentável são realidades paradoxais, mas que coexistem.
  • O conservadorismo está em ascensão, e a moda responde com sobriedade, mas também encontra momentos de escapismo.
  • Coleções conceituais demais, que não têm um público comprador, soam ultrapassadas, já que vivemos um momento mais essencialista, onde a criatividade precisa ser aliada à performance e estratégia – a moda desce do pedestal e cria roupas reais e usáveis.

No geral, uma das maiores repetições que observamos nas passarelas foram as silhuetas mais leves. Envoltas em peças fluidas e transparentes, elas brincam com drapeados e volumes que não pesam, propondo um verão que carrega uma sensualidade despreocupada. É uma temporada magnética e mais interessante por se misturar com opostos, causando contrastes visuais naturais, sem a intenção de dramatizar, apenas com o intuito de experimentar o que é mais confortável – física e subjetivamente.

Alfaiataria fresca

Não que seja novidade, mas a alfaiataria continua em alta entre as tendências de moda verão 2026. Ela marcou presença tanto nas passarelas internacionais quanto na São Paulo Fashion Week, com destaque para o desfile de João Pimenta, que apresentou uma versão mais fresca e tropical, sem forros, em tecidos naturais e adaptada para o nosso verão.

E não é preciso muito esforço para perceber o quão intrínseca a alfaiataria está no nosso estilo: as versões modernas contemplam peças elegantes e confortáveis, que transitam entre propostas casuais e formais, do trabalho à festa de casamento. A sua extrema versatilidade e ar moderno são os atributos que a tornam unanimidade.

A alfaiataria fresca e desconstruída é uma das tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Na temporada atual, ela aparece tanto lisa, em tons neutros, quanto estampada, seja em padrões clássicos como listras, ou em prints mais divertidos, como o poá. Aposte em um styling fresco e desconstruído para trazer o tom tropical e tirar a austeridade do óbvio.

Pijamas e lingeries

Praticamente já não existe mais aquela separação entre “roupa de ficar em casa” e “roupa de sair”: até os pijamas e lingeries tornaram-se mais funcionais para atender a esse mood versátil das tendências verão 2026 feminino. Nas passarelas internacionais, as maiores adeptas dessa sensualidade descolada foram Dolce & Gabbana e The Attico, durante a Semana de Moda de Milão.

Há uma evolução dos slipdress, com ainda mais transparências através de acabamentos com rendas e recortes com tules. Além dos vestidos, também aparecem as calças, camisas, shorts, saias e até blazers, nessa vibe comfy e cool, ora em tecidos acetinados, fazendo alusão às lingeries, ora em algodão, numa referência direta aos pijamas.

Os pijamas e as lingeries se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Essas peças funcionam muito bem no nosso verão, uma vez que performam muito bem sozinhas, sem a necessidade de sobreposições ou camadas – embora também fiquem ótimas com peças oversized, com ombros marcados e num styling nada óbvio com jeans. É possível apostar tanto em looks casuais quanto em propostas de trabalho e até mesmo para eventos formais.

Silhueta peplum

Introduzida na moda por Christian Dior na coleção New Look de 1947, com a proposta de recuperar a feminilidade perdida durante a Segunda Guerra, a silhueta peplum consiste em uma cintura marcada e quadris volumosos. Tanto as blusas peplum, quanto a silhueta formada por blusas ajustadas e saias volumosas são válidas entre as tendências para o verão 2026.

Um dos modelos em destaque foram os vestidos curtos com quadris abaulados e caimento estruturado (como o modelo desfilado pela Erdem na LFW ou as versões mais conceituais da Fauve na SPFW), lembrando a roupa de bonecas com um toque de glamour e dramaticidade. Embora no início de tração da tendência não pareça algo usável, já vimos a silhueta aparecer em vestidos de moda festa em versões bem românticas e girlie.

A silhueta peplum se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Para propostas modernas, as blusas ficam ótimas com jeans retos ou wide leg; já para as fashionistas, saias mídi ou bermudas são boas opções. No caso das saias e dos vestidos volumosos, existem mil possibilidades: das versões casuais em tecidos naturais, às propostas glamourosas com brilhos, acabamentos acetinados e volumes nada discretos.

Babados

Atualizados em versões mais arquitetônicas, com volume estratégico e acabamento clean que dialoga com a alfaiataria contemporânea, os babados aparecem nas tendências verão 2026 tanto em vestidos fluidos quanto em blusas com referências boho, trazendo movimento e impacto visual sem perder a leveza. É uma tendência que equilibra romantismo e modernidade, perfeita para criar looks expressivos no calor brasileiro.

Os babados se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Minissaia

A minissaia reforça o retorno de uma feminilidade ousada e descomplicada, alinhada ao clima das tendências verão 2026. Nas passarelas, surge em materiais como cotton denim, alfaiataria, lurex e até couro vegano, provando sua versatilidade. No dia a dia, funciona com camisa oversized, camiseta básica ou top estruturado, criando produções frescas, modernas e cheias de personalidade.

As minissaias se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Vestido e camisa polo

É inegável a influência do esporte entre as tendências verão 2026. Futebol, tênis e Fórmula 1 são os protagonistas da vez e já renderam muitas inspirações trazidas para o nosso dia a dia. Uma das representantes mais versáteis e bem aceitas foram – e continuam sendo – as camisas polo, principalmente nas versões em tricô. Delas, surgiram também os vestidos com gola polo: minimalistas, básicos e cheios de charme, numa vibe meio athleisure, meio preppy.

Lisas ou estampadas, as peças são versáteis e adicionam bossa a qualquer visual. Podem ser incorporadas em looks com jeans para o dia a dia, ou com minissaias, bermudas ou calças de alfaiataria, em silhuetas oversized ou mais ajustadas. Os shorts também são a opção perfeita para os dias quentes do verão brasileiro, formando um look prático e zero monótono.

A camisa e o vestido polo se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Quanto aos vestidos, eles podem ser incorporados em propostas mais básicas, com rasteiras ou tênis, ou ainda, com um tom mais feminino, com sapatilhas e slingbacks ou com saltos plataforma e anabela.

Frente única

Como chamar a blusa frente única de tendências verão 2026, se ela nunca saiu do nosso repertório fashion? Fresquinha e com um tom mais sensual, a peça que deixa as costas à mostra pode ser tanto alongada e ampla, quanto cropped e justinha: tem modelos para todos os estilos.

A frente única se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Para um tom mais moderno, combine a peça de sua preferência com bermudas over e tamancos de dedos com salto plataforma.

Gola alta

Principalmente nas passarelas internacionais, entre as tendências verão 2026 reparamos a constante presença das golas altas. Pois é, no dia a dia real do verão brasileiro soa impossível de usar, mesmo nas peças mais frescas e com recortes, mas em outras ocasiões – com ar condicionado – talvez valha a pena a aposta.

A gola alta se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Geralmente o detalhe aparece em peças fluidas e frescas, sem mangas e com recortes. Seja em blusas ou vestidos, ela incorpora o tom de acessório, já que adornar o pescoço com lenços e gravatas é a nova febre da temporada. Apesar de entender o incômodo que o detalhe causa nos dias muito quentes, achamos uma boa ideia nas temperaturas mais amenas, pois traz um charme diferenciado.

Bermudas

No começo, o retorno das bermudas às tendências verão 2026 feminino causou certa estranheza, principalmente aqueles modelos com shape oversized e modelagem desconstruída. Mas, agora, ela parece estar entrando no inconsciente coletivo e ganhando cada vez mais adeptas – principalmente as que se arriscam em propostas mais fashionistas com uma pegada bem street style.

A bermuda se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Na minha opinião, é uma peça que desafia o status quo da feminilidade: não é “bem vista” pelas formas elegantes de se vestir e subverte estilos. Pode ser tanto incorporada em visuais despreocupados quanto em looks criativos e com um tom elegante, tirando as composições do óbvio.

Calça harém

No Brasil e fora dele, as calças harém reaparecem entre as tendências verão 2026 de forma mais descolada e elegante, se afastando das caricatas referências boho. Agora, o modelo com cintura marcada, pernas amplas e punhos se aproxima da alfaiataria, das sobreposições inusitadas e do equilíbrio entre volume e elegância.

A calça harém se destaca entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

A escolha vai do estilo de cada uma: volume em cima e embaixo, com camisola de renda, ou trazendo um ar mais delicado ao combinar com sapatilhas, existem mil formas de adaptar a peça a visuais confortáveis e zero monótonos. Além disso, apesar de ser uma silhueta a qual não estamos acostumadas, a modelagem solta ao corpo é ótima para propostas elegantes em dias mais quentes.

Camisetas estampadas

Não é de hoje que as camisetas estampadas fazem sucesso, mas entre as tendências verão 2026 em especial, elas aparecem com muito mais frequência nas marcas. Frases com humor ácido ou com mensagens que “só quem é sabe”, ilustrações e memes, são uma declaração de pertencimento e uma afirmação de identidade e interesses – cumprindo um papel semelhante ao das ecobags.

As camisetas estampadas se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Franjas

Curtas ou longas, as franjas inserem um glamour instantâneo a qualquer visual. Embora o boho ainda tenha o seu lugar entre as tendências verão 2026, não é bem esse tipo de franja que estamos falando. Agora, ela aparece mais chique, com uma clara referência aos loucos anos 1920, quando elas proporcionavam um movimento ousado e divertido aos looks das melindrosas.

As franjas se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Laços

Aplicados, numa vibe girlie e romântica, ou com aspecto utilitário, para fechar frentes, costas ou laterais das roupas, os laços continuam em alta nas tendências verão 2026. Dos mais exagerados aos discretos, eles pareciam um elemento de estilo passageiro, mas marcas como Sandy Liang vêm inserindo o item nas peças de maneira atemporal e zero massiva, influenciando sua permanência em estilos que extrapolam o romantismo.

Os laços se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest
Confira os tecidos que se destacam entre as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Fluidos acetinados e transparentes

Se fosse para ordenar as tendências verão 2026 de tecidos, sem dúvidas, as tramas fluidas, ora transparentes, como musseline e chiffon, ora com acabamento acetinado, como crepe de seda e cetim, ficariam bem aqui, em primeiro lugar.

Os tecidos transparentes aparecem tanto coloridos, seja em cores neutras ou em tons mais chamativos, quanto estampados com flores, padrões abstratos, motivos temáticos e aplicações tridimensionais. O brilho acetinado revela um glamour contido, adaptado para trazer um toque especial também às roupas do dia a dia.

Tramas artesanais: macramê, crochê e tricô

O aconchego nostálgico que as tramas artesanais trazem às roupas brilharam tanto nas passarelas internacionais quanto na SPFW deste ano, sendo um dos destaques das tendências verão 2026. Longe de um visual caricato, o crochê, o tricô e o macramê inserem textura, interessância e um toque elegante-despojado aos visuais.

Técnicas modernas e mix de materiais trazem as manualidades para um novo momento na moda, onde podem protagonizar peças inteiras, seja em um tom casual, formal ou festivo, ou ainda, aparecendo em detalhes que tornam as roupas e acessórios ainda mais especiais e interessantes. Bons exemplos foram as coleções de Gustavo Silvestre e Ateliê Mão de Mãe apresentadas na SPFW N60, utilizando a base do crochê de novas maneiras e inserindo resíduos têxteis de maneira luxuosa.

Renda

A renda aparece com força no verão 2026, trazendo uma estética leve, romântica e um toque boho que conversa perfeitamente com o clima quente brasileiro. Ela surge tanto em peças inteiras quanto em recortes estratégicos, que criam transparências sutis e cheias de charme. É uma tendência que permite brincar com contrastes, equilibrando a sensualidade com a sofisticação, sem precisar apelar para exageros.

Couro

Se antes o couro era restrito aos visuais mais pesados de inverno, agora ele figura looks sofisticados de verão. Mas como usar? Enquanto Givenchy apresentou vestidos mídi poderosos sem alças e com fenda generosa, Patricia Vieira abre possibilidades mais divertidas com conjuntos coloridos de saia longa + blusa de alças e botões. Lilly Sarti, que tem o couro como marca registrada, mostra como o material com caimento mais macio tem potencial para ser a base de blusas com modelagens trabalhadas e elegantes.

Além do tradicional couro animal, é interessante ver o movimento das marcas para encontrar alternativas biodegradáveis, como a Mondepars, que usa couro de cacto num modelo de bolsa. No geral, as inspirações do street style rendem ideias usáveis e adaptáveis ao clima e ocasião.

Algodão e linho

Quando falamos em algodão, a tricoline recebe destaque absoluto. Além de camisas e peças mais frescas de alfaiataria, o tecido também figura vestidos, calças e saias, sempre proporcionando frescor e um caimento levemente estruturado.

Em diferentes tramas e combinado a outras fibras, como a viscose, o linho traz um toque mais texturizado e robusto às peças e é figurinha carimbada nas peças de primavera e verão, de peças elegantes a roupas casuais.

3D

Plumas, franjas, laços, paetês e itens mais abstratos, como pedras de âmbar (Normando, SPFW N60), revelam um lado em que a moda insere a sinestesia com um tom escapista, trazendo um visual mais interessante às peças.

Tons de azul: do klein ao bebê

Há algumas temporadas o azul vem aparecendo com destaque entre as cores mais desejadas do momento. Seja em um tom mais forte e escuro, como o azul klein, ou mais suave e fresco, como o azul bebê, é uma cor clássica e versátil, com muitas possibilidades de combinações durante o verão. As mais quentes? Com marrom, vermelho ou vinho e amarelo.

Os tons de azul prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Verde

Cipó da Amazônia foi escolhida como a cor do ano pela Suvinil: um tom de verde amarelado que inspira frescor e o contato com a natureza. Se você é antenada, já percebeu que não é somente para a moda que temos que olhar quando o assunto é tendências verão 2026 cores, afinal, elas estão em todo lugar. Dentre os tantos tons de verde disponíveis, é possível transitar desde os clássicos, como o militar, até os mais exuberantes, como o verde folha ou bandeira.

Os tons de verde prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Rosa

Junto ao verde amarelado, a Suvinil também elegeu Tempestade, um rosa acinzentado que revela um lado mais maduro e versátil da cor. Nesta temporada, aproveite para explorar o rosa em looks românticos, clássicos e criativos, seja em combinações de cores neutras ou em cartelas nada óbvias.

Os tons de rosa prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Marrom

O marrom vem substituindo o preto há algumas temporadas. Sua neutralidade, elegância sutil e leveza casa perfeitamente com o nosso verão. Em diferentes tons, é perfeito para incorporar looks básicos mas com personalidade. Por estar em alta entre as tendências verão 2026, apareceu em cartelas que antes não eram muito exploradas, como as combinações com azul claro e amarelo manteiga.

Os tons de marrom prometem dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Amarelo manteiga

Por muito tempo, só se falou nele: o amarelo manteiga parecia ser só mais uma febre passageira, mas tem se consolidado cada vez mais entre as cores preferidas da temporada. Talvez por já ter se consagrado como um clássico, com a ajuda de uma aparição icônica no figurino de Como Perder um Homem em 10 Dias, onde Andie Anderson usa um vestido amarelo de seda Carolina Herrera. A cor realmente entrou no nosso inconsciente e tem adquirido novas simbologias e conquistado uma interessante versatilidade.

O amarelo manteiga mantém seu reinado e promete dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Vermelho

Foi no TikTok a primeira vez que ouvi falar na teoria do vermelho inesperado, que consiste em adicionar qualquer coisa vermelha, grande ou pequena, para deixar a decoração mais interessante. Sendo a minha cor preferida, eu concordo com o impacto visual que o tom tem – e nas roupas, acredito que tenha o mesmo efeito. Em constante ascensão entre as tendências verão 2026 cores, o vermelho se mantém firme e forte na cartela dos tons mais desejados da temporada – dos vivos aos esmaecidos.

O vermelho mantém seu reinado e promete dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Branco

Lembra que comentamos sobre a leveza das silhuetas nesta temporada? O branco aparece como o complemento perfeito para transmitir a mensagem – com o plus do frescor. Ele tem o poder de deixar os looks mais etéreos e escapistas, mas também assume uma elegância moderna quando inserido em propostas sofisticadas.

O branco promete dominar as tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest
Confira as estampas que aparecerão com frequência nas tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Listras

Sem dúvidas, é a padronagem mais vista tanto nas passarelas quanto no street style. As listras aparecem tanto em versões clássicas e sóbrias, quanto coloridas, criativas e em diferentes espessuras.

Poá

No vai e vem das tendências, a estampa de bolinhas sempre tem o seu momento de brilhar. Com diferentes semânticas ao longo da História da Moda, ela aparece entre as tendências verão 2026 com um ar divertido, inserindo um tom escapista em meio a um período mais sóbrio e conservador e também subverte sua caricata inocência infantil em algo mais ousado e maduro.

Florais

Renovadas por uma abordagem que transita entre o romantismo moderno e a estética maximalista, as estampas florais aparecem nas passarelas reinterpretadas com traços artísticos, cores intensas, prints em escala ampliada e aplicações 3D que reforçam o diálogo entre moda, natureza e sensorialidade. Já no street style, o floral aparece de forma mais democrática: em vestidos leves, camisas de algodão, bermudas amplas e até no beachwear, provando que a tendência evolui para além do lugar comum e se consolida como um símbolo contemporâneo de frescor, e feminilidade.

Portugal vibes

As estampas com “vibes Portugal” resgatam a estética litorânea mediterrânea com frescor e autenticidade. Inspiradas nos azulejos portugueses, nas sardinhas ilustradas, nas listras de influência náutica e na cartela clássica de azul, branco e vermelho queimado, as padronagens conquistaram as fashion girls cronicamente onlines. A leitura atualizada mistura tradição e modernidade, reforçando a narrativa de uma moda que olha para o patrimônio visual e cultural europeu, mas se reinventa com estampas que evocam sol e mar com uma elegância despretensiosa que é perfeita para a temporada.

Estampas literais em grande escala

Uma macro tendência que marcou presença na SPFW N60 foram as estampas figurativas em grande escala, que transformam o tecido em tela e aproximam moda de artes visuais. Em vez de padronagens repetitivas, o que se vê são desenhos literais, narrativos, com identidade cultural e propósito estético – como as criações de Marina Bitu, que reinterpretou elementos da obra de Djanira da Motta e Silva, ou Amir Slama, que trouxe referências do artista Glauco Rodrigues de forma direta e valorizada.

Confira os acessórios que aparecerão com frequência nas tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Lenços

Eles nunca deixaram de aparecer nos looks, mas entre as tendências de acessórios verão 2026, os lenços vêm se reinventando e inserindo um toque nostálgico e moderno ao mesmo tempo. Na cabeça, no pescoço ou amarrado na cintura, eles deixam os visuais muito mais interessantes e podem transformar até as produções mais básicas. As versões em renda, com um toque boho, se destacam na temporada junto aos modelos coloridos.

Touca de crochê

Sinônimo de sustentabilidade, a Semana de Moda de Copenhague reacendeu o nosso desejo pelas toucas de crochê, que resgatam os encantos por técnicas artesanais e lembram muito os acessórios de cabeça usados nos anos 1920. Apesar do saudosismo, elas têm o poder de deixar os looks modernos e extremamente descolados – além disso, é a cara do verão brasileiro!

Óculos oversized

Principalmente na versão aviador, numa pegada mais robusta com inspiração setentista, os óculos grandes protegem do sol e adicionam um toque de estilo instantâneo aos looks, transformando até os visuais mais básicos em propostas superinteressantes.

Bolsas grandes

Parece que a moda realmente ampliou as dimensões dos acessórios para a temporada! Principalmente nas passarelas internacionais, notamos a constante presença de bolsas grandes no styling das marcas. Os modelos mais frequentes foram a hobo e a shopper, com referências que mesclam do clássico ao boho.

Superbraceletes

Lembro bem do mix de pulseiras robustas de acrílico nos looks das personagens de novelas das nove dos anos 2010. Elas eram associadas a mulheres com um estilo mais exuberante e popular. Hoje, nas tendências verão 2026 acessórios, os superbraceletes voltam revigorados, com um tom descolado e fresco – principalmente nas versões alaranjadas, que remetem à pedra olho-de-tigre.

Maxi colares

Colares alongados com pingentes grandes também receberam destaque nas passarelas. Marcas como Coach e Michael Kors fizeram das mini bolsas o pingente do acessório, trazendo um ar utilitário com perfume boho ao styling.

Confira os calçados que aparecerão com frequência nas tendências verão 2026
Reprodução/Pinterest

Chinelo de dedo

A simplicidade do chinelo de dedo se reafirma como destaque nas tendências verão 2026 calçados: a Havaianas Top ficou no topo do Lyst Index como o produto mais desejado globalmente. Isso reforça o poder do conforto despretensioso na moda.

Papetes e birkens

As papetes e birkens consolidam seu lugar entre as tendências da temporada. Com sola anatômica, tiras largas e visual utilitário que dialoga com o street style, elas deixaram de ser apenas funcionais para aparecer em vitrines e desfiles, combinando estilo e praticidade.

Rasteiras

Entre as apostas das tendências sandálias verão 2026, as rasteiras ganham destaque na versão fisherman: com tiras entrelaçadas, elas oferecem segurança e leveza, ideais para o calor. Elas também aparecem minimalistas com design limpo e foco no conforto.

Sapatilhas

Precisa de um calçado fresco e elegante para o trabalho ou ocasiões especiais? Aposte nas sapatilhas! Elas aparecem revigoradas na temporada atual e vão além do estilo romântico: inserem modernidade e um toque descolado aos visuais, dos básicos aos mais elaborados.

Montar um guarda-roupa alinhado às tendências verão 2026 não significa sair comprando tudo o que apareceu nas passarelas – muito pelo contrário. Em um país como o Brasil, onde o calor dita o ritmo da vida e o estilo precisa funcionar na prática, o segredo é escolher peças que conversem com o seu cotidiano, respeitando seu gosto pessoal, seu corpo e sua realidade.

As tendências entram como inspiração, não como regra: elas ampliam o repertório, apresentam novas modelagens, cores, estampas e sensações, e nos ajudam a descobrir maneiras de deixar o look mais interessante sem descaracterizar o que já faz sentido para nós. Na Purpose, acreditamos em usar a moda com consciência: aproveitar o que temos, testar combinações novas, adaptar o que existe e, se for preciso comprar, investir apenas no que realmente agrega estilo, conforto e identidade ao nosso armário.

Post anterior
Próximo post

Paula Lopes

Redatora | Editora de Conteúdo

LEIA TAMBÉM

Comunicamos a importância da moda como cultura

CONTATO

Copyright © 2025 Purpose. Todos os direitos reservados.